4 hábitos para passear com seu cão

Passeando com seu cão

ZZVE Illust/Eastnine Inc./Corbis

Olá pessoal, andando pelas ruas com o Lugh, percebo o quanto os tutores de cães lhes falta consciência ambiental e de coletividade. Não adianta reclamar dos políticos se a própria sociedade perdeu o respeito para com o próximo.

Gestos básicos de boa convivência faz bem a todos, inclusive para você. E ao passear com seu cão também é uma boa oportunidade de exercer sua cidadania.

Leia também:
Passeando com seu cachorro sem coleira
Como resgatar um cão da rua?

Abaixo seguem algumas lições básicas de respeito para quando você for passear com seu cão.

1) RECOLHA O COCÔ – Independente do tamanho e de onde seu cão tenha defecado, recolha! Não é apenas uma obrigação, mas respeito para os outros transeuntes e cães que por ali vão passar, inclusive você com seu cão, se passam por ali regularmente. As fezes dos animais contém bactérias e vermes que podem transmitir diversas doenças, além do mau cheiro e o acúmulo de moscas e outros insetos. Você gostaria de pisar no cocô imundo e mofado que seu próprio cão fez ou o do vizinho? Acho que não né?

2) DESCARTE A SACOLINHA NO LIXO – Tem pessoas que já entederam o passo 1, mas não contribuem com nada ao recolher as fezes de seu cão e jogar a sacolinha no meio-fio, no bueiro, em tocos ocos de árvores, etc. A sacolinha deve ser descartada nas lixeiras públicas ou no seu próprio lixo doméstico, pois o caminhão do lixo não passa todos os dias para recolher nas cestas de lixo das casas e não recolhem se estiverem enfiadas em algum lugar da rua que não seja nas lixeiras.

3) XIXI NO LUGAR CERTO – Não deixe seu cão urinar e/ou defecar em frente das casas e portões, principalmente os machos que adoram subir a perninha nos batentes das portas. O cheiro fica insuportável, além disso, o morador e seus cães podem acabar pisando em urina e fezes e isso não é legal. A urina nos portões estraga o ferro e a madeira, portanto, leve seu cão para urinar em praças, árvores e locais que serão rapidamente absorvidos.

4) CÃO E COLEIRA – Nunca saia com seu cão sem coleira e guia, pois algum evento repentino pode faze-lo fugir. Mas não é só isso, seu cão pode ser bonzinho e amigável, mas algum outro cão que esteja devidamente preso na guia não, e se seu cão for fazer amizade com ele pode levar uma bela mordida, a culpa será de quem?

São apenas 4 hábitos que se todos adotarem, todos nós saíremos ganhando. Adote o hábito de passear com seu cão respeitando os demais e seja feliz! A comunidade agradece!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s